segunda-feira, 31 de março de 2008

O que é pH e o pH no Corpo Humano


Antes de começarmos a falar sobre a influência do pH sobre o corpo humano, devemos explicar o que é o pH.
O pH (potencial hidrogeniônico) é um índice que mede - por meio da quantidade de íos de hidrogênio presente e outros indicadores como cor - a acidez, alcalinidade ou neutralidade de qualquer ser vivo ou até ambiente, podendo variar em uma escala de 0 a 14, tendo como mais ácidas as substâncias que atigem um valor menor que 7, neutras as substância com pH igual a 7 e alcalinas, ou básicas, as substâncias são as que têm valor maior que 7. Ao lado está uma gravura que mostra o valor de pH, alguns efeitos ambientais e alguns exemplos.
Agora que já foi explicado o que é pH, vamos falar sobre algo que todos nós devemos saber pelo menos um pouco, afinal esse assunto envolve saúde com grande abragência.
Primeiro, devemos saber que o pH "está" em todo nosso corpo, mas nós não devemos confundir o pH neutro do organismo com o ácido produzido pelo estômago durante a digestão, já que este é naturalmente ácido.
É necessário que seja compreendido o porquê de se manter o pH do organismo neutro, caso o nosso organismo fique mais ácido, por exemplo, a capacidade do corpo de absorver minerais e outros nutrientes diminui, assim como a capacidade de restaurar as células danificadas e a sua capacidade dedesintoxicar metais pesados, faz com que as células com tumor crescam e se desenvolvam, e nos fará mais suscetíveis a doenças. Para que o nível de acidez e alcalinidade fique estável é importante ter uma dieta saudável, tendo em vista que quanto mais se comer alimentos ácidos, mais o organismo vai tentar compensar absorvendo minerias alcalinos, porém sem êxito. Aqui estão alguns alimentos ácidos, neutros e básicos:
Alimentos que produzem pó ácido:
Pão (especialmente de trigo integral), cereais, queijo, milho, bolachas, ovos, lentilhas, massa, carne, peixe, frango, amendoins, ameixas, ameixa seca, arroz, nozes.
Alimentos que produzem pó alcalino:
Leite, frutas, verduras, amêndoas, damasco seco, lima, acelga, tâmara, figos, melaço, azeitonas, ervilha seca, uva passa, agrião, alimentos preparados com fermento em pó ou bicarbonato de sódio.
Alimentos neutros:
Manteiga, doces e balas duras, café, maizena, gorduras, óleo, toicinho, mel, açúcar, tapioca, chá.

Referências:
http://www.alunosonline.com.br/quimica/o-que-e-o-ph/
http://www.nutrivea-po.com/ph_do_corpo.htm
http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/por_vida_saudavel/ph_corpo.asp

4 comentários:

Fba disse...

"Não sou uma pessoa aparentemente normal"

É mesmo?Então somos dois...

"...até porque sou uma pessoa meio fechada. Em relação a mim, pouco posso dizer, sou uma contradição, como diz a Pitty e sim! "

Fechada?!?._."
VAMOS LÁ GAROTA SE ABRA!!!SAIA DO CASULO E VOE COMO UMA LINDA BORBOLETINHA!!!

Hu,hu,hu...
*palmas*


O blog está bem organizado
e "bonitinho"!
Parabens!
^^

Carol disse...

É, então...Obrigada?:P

Chiensetchats disse...

Parabéns, Carol! Estava curioso para saber o que você iria aprontar! Confesso que estou agradavelmente surpreso! Continue com sua participação!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.